Nossos Serviços

Mais do que uma ciência, a Osteopatia tem o papel de devolver qualidade de vida às pessoas que sofrem com problemas musculoesqueléticos, gastroesofágicos, de nervos e nos demais órgãos. Além disso, pode atuar preventivamente no bem-estar geral do corpo, uma vez que todos estamos expostos a algum grau de comprometimento físico, seja por má postura, compensações físicas por conta de dores, dirigir ou ficar muito tempo em pé, por exemplo.

 

Osteopatia e Quiropraxia

A Osteopatia e a Quiropraxia são muito indicadas na prevenção e tratamento das desordens do sistema neuro-musculoesquelético e seus impactos na saúde As ocorrências mais atendidas no consultório estão relacionadas a dores lombares ou dores no ciático (lombalgias e ciatalgias), torácicas, dores na cervical (cervicalgias), dores de cabeça, lesões relacionadas ao trabalho (LER) e ao esporte (bursite e tendinite), por exemplo. Em geral, pessoas de todas as idades podem se beneficiar com as técnicas osteopáticas e quiropráticas.

Conheça algumas das nossas opções de tratamento:

 

Osteopatia estrutural

A Osteopatia Estrutural é capaz de diagnosticar e corrigir as disfunções nos tecidos ósseo, muscular, neural, fascial e ligamentar. Baseando-se na biomecânica e entendendo que o corpo funciona de forma integrada, qualquer alteração pode quebrar a homeostase, gerando disfunções e, consequentemente, sintomas dolorosos. Dentro desse universo, o Osteopata possui diversos recursos e tratamento, como a thrust (Técnicas Manipulativas), stretching e inibições de pontos-gatilho para as disfunções musculares. Além dessas, ele pode recorrer, também às Técnicas Funcionais para o tecido conjuntivo (ligamentos, fáscias e tendões).

 

Osteopatia visceral

Todos os nossos órgãos e vísceras estão intimamente relacionados com a coluna, pois é deles que saem os nervos que permitem que o nosso sistema visceral funcione. Já o sistema visceral se relaciona com o sistema musculoesquelético por meio da fáscia, ligamentos e nervos. A Osteopatia Visceral trabalha para melhorar a mobilidade e motilidade das vísceras, na vascularização e normalização das funções fisiológicas.

 

Osteopatia craniana

Desenvolvida pelo médico osteopata William Garner Sutherland (1873 - 1954), essa técnica manual auxilia na detecção e correção de desequilíbrios no sistema craniossacral por meio de toques sutis. Com isso, libera possíveis restrições e diminui os efeitos negativos do estresse, cefaléias, disfunções da articulação temporomandibular (ATM), tais como bruxismo, dores na mandíbula, ouvido e olhos, e outras dores crônicas na região, facilitando o processo de recuperação do próprio corpo.

 

Quiropraxia

A palavra "Quiropraxia" é formada a partir dos radicais gregos quiro (mãos) e praxis (praticar) – praticar com as mãos. Ela é utilizada no diagnóstico, tratamento e a prevenção das desordens do sistema neuro-musculoesquelético e seus desequilíbrios na saúde em geral. Há ênfase em técnicas manuais, incluindo o ajuste e a manipulação articular, com foco nas subluxações.

 

Quiropraxia Esportiva

Atuante na manutenção e prevenção, a Quiropraxia Esportiva é indicada para melhorar a performance, acelerar a recuperação e reduzir o risco de lesões nos atletas profissionais e amadores. Praticantes de corrida, natação, crossfit e outros esportes têm se beneficiado muito dessa terapia manual.

 

Liberação Miofascial

Essa é uma técnica que aplica pressão em alguns pontos do corpo e ajuda a relaxar os músculos para que haja mais liberdade entre o músculo e a fáscia; esta tem a função de proteger, sustentar e nutrir os tecidos. Vários fatores no dia a dia podem causar disfunções na fáscia e também nos músculos: sobrecarga por excesso de peso, repetição na atividade laboral, postura inadequada, treinos intensos, estresse e problemas emocionais.

 

RPG - Reeducação Postural Global

Uma das técnicas de fisioterapia utilizadas com grande sucesso, a RPG é indicada para tratar hérnia de disco,
hiperlordose, escoliose, hipercifose, dores ou desvios nas articulações, lesões esportivas e dores em geral. Os exercícios da RPG visam promover o alongamento e fortalecimento global, com o objetivo de corrigir a postura e prevenir deformidades por meio da melhora na coordenação motora e consciência corporal.

Vale lembrar que para o objetivo do tratamento seja atingido de forma segura, seja ele a prevenção ou reabilitação, é essencial que o profissional tenha domínio da fisiologia, fisiopatologia, anatomia e biomecânica, de quando utilizar cada técnica indicada e também da especificidade de cada pessoa. A Relevium Osteopatia conta com o atendimento do Dr Tiago Vasconcellos, profissional qualificado e autorizado pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO 76397-F).

Palmilhas Terapêuticas

As Palmilhas Terapêuticas são capazes de dar os estímulos necessários para aliviar a dor e melhorar a função musculoesquelética, sendo coadjuvante em tratamentos que envolvam esses sistemas. Com a evolução dos materiais, as palmilhas confeccionadas atualmente são maleáveis e adaptáveis a diversos tipos de calçados fechados. Seu formato é totalmente personalizado ao diagnóstico da pessoa. Durante o tratamento será avaliado o tempo de uso diário, bem como se haverá necessidade de trocar a palmilha com a evolução positiva do quadro.
 

Agende sua consulta agora mesmo!

© 2019 Por Relevium Osteopatia