Buscar
  • Tiago Vasconcellos

Como a saúde visceral impacta em todo o corpo



Uma das áreas mais interessantes da Osteopatia – e que intriga muita gente – é a Visceral. Digo isso porque a maioria das pessoas associa a osteopatia apenas ao tratamento do sistema neuro-musculoesquelético e quando pergunto sobre os sintomas relacionados às vísceras, algumas ficam meio: “ué?”


Sendo uma terapia que cuida do corpo como uma unidade, é natural que a Osteopatia aborde também a parte interna. Há um sincronismo entre os órgãos e as estruturas em torno dele; se acontece um descompasso, as disfunções começam a aparecer. Essas alterações podem acontecer pela diminuição do líquido seroso – que se encontra na cavidade abdominal –, postura incorreta, diminuição do fluxo sanguíneo local, aderências decorrentes de inflamações, traumatismos, infecções, cirurgias, pela mudança na motilidade ou mobilidade visceral.

E o que isso pode acarretar para a saúde da pessoa? Ela pode sofrer de distúrbios renais, queda de imunidade, alterações no ciclo menstrual, alterações cardíacas, constipação intestinal, refluxo, distúrbios hepatobiliares e patologias de origem visceral, entre outros.

Ao realizar o diagnóstico, o osteopata aplica técnicas de correção da disfunção por meio das terapias manuais. Caso você tenha recorrência de algum sintoma descrito aqui, conte conosco para o tratamento.



Tiago Vasconcellos

Crefito 76397-F

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo