Buscar
  • Tiago Vasconcellos

Corrija sua postura de maneira prática

Segundo o pesquisador Tribastone (2001) 65,5% das alterações morfológicas na coluna são atribuídas a padrões posturais incorretos. Bastante coisa, né?

Mas o que são consideradas essas alterações? São as famosas lombalgia, cevicalgia, hipercifose, hiperlordose, escoliose, desalinhamento dos membros inferiores e outras desordens musculoesqueléticas.

E o problema começa logo cedo e só piora com a idade.

Bolsas e mochilas pesadas, uso incorreto de dispositivos eletrônicos, cruzar ou se sentar sobre uma das pernas, mobiliário sem ergonomia, excesso de amortecimento no calçado, sedentarismo enfim, são inúmeros fatores que causam os vícios posturais. Um agravante é que por ter uma postura incorreta por muitos anos, seu corpo “pense” que está ereto quanto, na verdade, está desalinhado.

Mas como manter o controle da postura?

É preciso reaprender a alinhar o corpo e para isso sugiro o seguinte exercício: Encoste o corpo numa parede e comece a ajeitar-se, como se houvesse uma linha te puxando pelo alto da cabeça.

Alinhe quadris e ombros, sinta as escápulas na parede, deixe pescoço e cabeça eretos, as costelas fechadas e abdômen ativado. Sinta os pés apoiados no chão, com o peso bem distribuído.

Fique de 30 segundos a 1 minuto nessa posição. Memorize essa sensação e tente reproduzi-la no decorrer do dia. Realize o exercício pelo menos uma vez ao dia. Isso melhorará o eixo do corpo, aumentará o fluxo do oxigênio e fortalecerá o abdômen. No começo pode ser difícil, mas fica mais natural com o tempo.

A Osteopatia e a Fisioterapia são suas áreas que trabalham para o realinhamento da estrutura esquelética e a Relevium Osteopatia já ajudou diversos pacientes a se recuperarem de problemas na coluna. Agende uma consulta :-)


Tiago Vasconcellos

Crefito 76397-F


40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

© 2019 Por Relevium Osteopatia