Buscar
  • Tiago Vasconcellos

O fortalecimento do sistema esquelético

Muito se fala em exercitar a musculatura, mas outros sistemas precisam ser considerados para manter a plena funcionalidade e força do corpo.

Um deles é o sistema esquelético. Essencial no processo de movimentação, ele é composto não apenas pelo esqueleto, mas também por cartilagens, tendões e ligamentos. Ele ainda é responsável por proteger os nossos órgãos, armazenar minerais e sustentar outros tecidos do corpo.

Os ligamentos e tendões têm a função de manter os ossos no lugar certo durante a execução dos movimentos. Com o passar dos anos eles vão se enfraquecendo, caso não sejam exercitados (ou exercitados de forma errada), e uma simples caminhada pode causar inchaços, inflamações e dores.

Outro ponto de atenção é que os discos entre as vértebras perdem densidade conforme envelhecem, mas os sintomas dessa condição são muito mais atenuados quando há o fortalecimento da região abdominal (core). Trabalhar abdômen e costas é o grande aliado da saúde da coluna. Ela absorve e dissipa a maior parte dos impactos em caminhadas e corridas, bem como é a que mais “sofre” com nossos vícios posturais.

Então, quando falamos em fortalecimento do sistema ósseo, precisamos pensar em exercícios de resistência. Eles estimulam as células que são responsáveis pelo crescimento e maturação óssea, chamados de osteoblastos.

O fortalecimento do sistema esquelético pode ser conquistado por meio de variadas atividades físicas, como o pilates. Essa atividade promove a correção postural, tonificação do corpo, alivia dores lombares, promove estabilidade no tronco e alongamento, entre outros benefícios.

Outra sugestões de atividades físicas são artes marciais, dança, treinamentos funcionais, musculação, trekking e saltos. Além disso, alimente-se corretamente, beba água e tome sol (até as 10h ou a partir das 16h). Antes de começar qualquer atividade, consulte um profissional de educação física.

Tiago Vasconcellos

Crefito 76397-F

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo