Buscar
  • Tiago Vasconcellos

Mais consciência corporal, mais desempenho esportivo



O equilíbrio do sistema musculoesquelético é essencial para proteger o corpo das lesões ou de deformidades progressivas, atribuindo ao corpo não apenas harmonia, mas eficiência. Atletas, praticantes de luta, danças e outras atividades físicas são os que mais expõem o corpo a lesões e traumatismos, e uma das formas de prevenir essa consequência é o a correção postural e melhora da consciência corporal.

O desalinhamento esquelético provoca compensação no tecido muscular e articulações, muitas vezes exigindo um gasto energético muito grande. Isso impacta negativamente o equilíbrio, a agilidade e, principalmente, o desempenho esportivo. Podemos citar como exemplo o encurtamento e a fraqueza em determinados músculos.

Quando há uma disfunção musculoesquelética os órgãos internos também têm suas funções alteradas, o que reflete em uma má distribuição de nutrientes e oxigênio no organismo, favorecendo o aparecimento de dores e enfermidades.

Quando falamos em alinhamento, a primeira medida deve ser a correção da postura, que deve acontecer não somente em situações cotidianas, mas principalmente na execução dos exercícios físicos. Nesse ponto, o praticante da atividade deve seguir as orientações do profissional responsável pelo treinamento e procurar sentir o corpo para realizar cada movimento de maneira segura.

O profissional de fisioterapia pode utilizar técnicas manuais (desenvolvidas dentro da Osteopatia e Quiropraxia) para realizar os ajustes articulares, diminuindo a hipomobilidade e a dor, além de fazer uma liberação muscular para desativar os pontos gatilhos. Isso aumentará não apenas o desempenho do atleta, mas atribuirá mais qualidade de vida a ele.

O fisioterapeuta também poderá indicar exercícios de fortalecimento para correção postural e estabilização de um segmento específico, que ajudará na prática do gesto esportivo e também para a manutenção do resultado obtido na sessão.

Caso perceba algum desequilíbrio em seu sistema musculoesquelético, procure um profissional.


Tiago Vasconcellos

Crefito 76397-F

36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo