Buscar
  • Tiago Vasconcellos

Outubro Rosa: mantenha os exames em dia

A detecção precoce do câncer de mama é determinante no sucesso do combate à doença e aumenta a qualidade de vida da paciente no tratamento, uma vez que os medicamentos podem ser menos agressivos em relação aos utilizados em quadros avançados.


Um estudo sueco (Evaluation issues in the Swedish Two-County Trial of breast cancer screening: an historical review) revelou que a incidência de mortes por câncer de mama entre as mulheres que realizam o exame de mamografia periodicamente é menor do que as que não realizam o exame.

Segundo a pesquisa, a redução da mortalidade chega a 60%.

O rastreamento mamográfico é capaz de identificar nódulos que ainda não são perceptíveis na apalpação, o que abrevia, ainda mais, o início do tratamento. Mas, mesmo realizando periodicamente o exame instrumental é indispensável realizar o autoexame mensalmente, que é acessível e eficiente.

Alguns sintomas são muito característicos no câncer na mama e indicam a necessidade de procurar um mastologista imediatamente. São eles:


- Alteração na pele da mama;

- Mama com volume aumentado;

- Alteração da cor ou vermelhidão na mama – inclusive auréolas;

- Nódulo aparente ou perceptível ao toque com volume aumentando progressivamente.

Lembrando que os homens também podem ser acometidos por câncer na mama e devem realizar periodicamente o exame de apalpação.


Tiago Vasconcellos

Crefito 76397-F

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

© 2019 Por Relevium Osteopatia