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  • Tiago Vasconcellos

Pratique o abdominal supra de modo seguro


Mulher praticando Abdominal Supra
Abdominal Supra

O reto abdominal é um músculo que exerce funções essenciais para a saúde: protege nossas vísceras e flexiona a coluna vertebral aproximando o tórax e a pelve anteriormente. Há ainda outros músculos em camadas mais profundas, como os oblíquos e o transverso. Esse grupo muscular quando bem trabalhado vai dar aquela aparência de “tanquinho” para quem tem um baixo índice de gordura corporal. Se você não trabalhar a perda de gordura, sinto em informar, mas seu tanquinho ficará escondido. Muito além da vaidade, ter um abdômen fortalecido garantirá boa postura, equilíbrio e eixo para execução de diversas atividades físicas. Existem muitos exercícios abdominais, mas hoje vamos falar sobre o Abdominal Supra. Ele trabalha a musculatura a partir do movimento superior do abdômen, podendo ser executado com ou sem carga. Alguns erros, no entanto, precisam ser evitados. Para a correta execução, a coluna precisa estar em contato com o chão. Para ajudar na retificação da lombar, as pernas devem estar flexionadas, afastadas a altura do quadril. As mãos podem estar encostadas na cabeça e os cotovelos devem estar voltados para fora. Outra variação é cruzar as mãos sobre o peito ou mantê-las paralelas ao tronco. Procure um ponto fixo no alto e mantenha seu olhar nele. Na subida, contraia o abdômen e expire. Volte controlando a descida, inspirando. Contrair o abdômen durante o exercício é o que ajudará no movimento e trabalhará a musculatura de maneira eficiente. Mantenha a coluna reta e não force a cervical. Isso garantirá que a concentração de força ficará localizada onde precisa estar 😉

Tiago Vasconcellos

Crefito 76397-F

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