Buscar
  • Tiago Vasconcellos

Sua saúde no trabalho: evite doenças ocupacionais

A ginástica laboral é formada por um conjunto de exercícios físicos a serem executados pelos colaboradores em seu local de trabalho. De caráter preventivo, sua prática recorrente evita lesões e doenças (LER e DORT) provocadas pelas atividades ocupacionais.


A ginástica laboral teve sua primeira aparição na Polônia, por volta de 1925 e era chamada de ginástica da pausa. Com o tempo foi se popularizando mundialmente e, devido a sua eficácia, é aplicada até hoje em diversas empresas.

Além do seu caráter físico, a ginástica laboral tem um caráter mental importante, pois promove uma quebra na monotonia de alguns trabalhos mais “automáticos”, ajudando a melhorar o foco dos colaboradores.

Ela é dividida em dois momentos:

Ginástica preparatória: É executada antes de iniciar a atividade ocupacional, formada por uma sequência de aquecimento e alongamento. Costuma ter duração de 5 minutos.

Ginástica compensatória: Realizada em algum momento durante o expediente. É composta por exercícios de relaxamento. Costuma de duração de 5 a 10 minutos.

Os benefícios mais evidenciados da ginástica laboral são: melhoria na circulação sanguínea, redução no desenvolvimento de doenças ocupacionais, aumento da disposição, melhoria na concentração e melhoria na produtividade.

Para empresas que ainda não tem essa cultura e queira passar a incorporá-la, o ideal é promover uma campanha de conscientização entre os colaboradores, chamando a atenção para os benefícios da prática e como ela promove mais saúde no âmbito individual.


A Relevium Osteopatia tem experiência nesse tipo de trabalho em todas as suas fases: realização de palestras, workshops e atendimentos in Company. Esse trabalho pode ser feito por meio de atividade pontual ou recorrente.


Entre em contato conosco para mais informações. Será um prazer atender sua empresa.

Tiago Vasconcellos

Crefito 76397-F

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo